top of page

 KIT_KITSCH 

POST_KITKITSCH4_semfundo_baixa.jpg

A GLAC costuma lançar em par livros que deflagram a linha editorial que realiza. São livros que estão intimamente ligados - seja por conta de um assunto, de posicionamentos, ou coligação político-artística -, mas que muitas vezes não fazem parte de um mesmo período histórico ou de uma mesma maneira de olhar o mundo.

Assim, pensamos em incrementar ainda mais a especificidade de nossas edições, convidando artistas para formar, junto dos livros, um kit que possa ser oferecido a quem nos lê. A pessoa convidada intervém em nossa seleção, acoplando aos dois livros uma obra de arte diretamente vinculada às questões debatidas pelos textos. Essa obra, que possui o preço médio de um livro da GLAC, faz com que, na compra de um kit_kitsch, o preço de tudo saia pelo referente médio de três de nossos livros, mas o que se leva para casa é uma obra de arte e uma composição de leituras de nosso catálogo.


​Os kits possuem tiragem definida, que variam de 100 a 200 unidades dependendo das dificuldades de produção e das necessidades específicas de realização de cada proposta artística que recebemos. Editamos tanto trabalhos já realizados por artistas convidades, como projetos inéditos, que vieram a surgir pela intrínseca relação da proposição artística com os livros da vez.

kit_kitsch #1 : jaime lauriano

 

Em julho de 2019, lançamos as coletâneas “Império e Anonimato: materiais preliminares às insurreições”, organização do programa Cidadãos, Voltem Pra Casa! #1; e “Chamada: imaginação radical do presente”, de autorias anônimas. No primeiro kit_kitsch que produzimos, a obra “Queime depois de ler”, do artista Jaime Lauriano, realizada em 2012 - pouco antes das explosões insurrecionaais de junho de 2013 -, se une a esses livros. A obra é uma flanela com instruções de como  produzir um coquetel molotov, aludindo ao conhecido trabalho do artista Cildo Meireles, “Inserções em circuitos ideológicos”, em que uma garrafa KS de Coca-Cola recebe o decalque de um manual de produção da mesma ferramenta de luta, como forma de reagir à ditadura militar brasileira.

 

Foram realizados 150 múltiplos. 

Kit_kitsch #2 : Lais Myrrha.jpg

kit_kitsch #2 : lais myrrha

 

Em dezembro de 2019, lançamos os livros “Um piano nas barricadas: por uma história da Autonomia, Itália 1970”, de Marcello Tarì; e “Um habitar mais forte que a metrópole”, do Conselho Noturno. No segundo kit do projeto da editora, a obra inédita “Enquanto a noite dura”, da artista Lais Myrrha, realizada para este kit, se une a esses livros. O trabalho é um guarda chuva preto, simples, no qual estão acoplados um borrifador de água no cabo e uma etiqueta interna no tecido, que oferece instruções para a produção de um céu estrelado individual, propondo imaginar um novo mundo na escuridão da noite.

 

Foram realizados 120 múltiplos.

kit_kitsch #3 : andré parente

 

Entre maio e junho de 2020, lançamos os livros “Dark Deleuze: pela morte deste mundo”, de Andrew Culp; e “99 teses para uma revaloração do valor: um manifesto pós-capitalista”, de Brian Massumi. No terceiro kit do projeto da editora, a obra inédita “Bolsominion”, do artista André Parente, realizada especificamente para este kit, se une a esses livros. O trabalho é uma moeda dourada envelhecida, que contém na face frontal a imagem do rosto do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com a boca aberta, e o escrito em latim Ipsa Conteret Caput Tuum ao seu redor; e em seu verso, o rosto do falecido coronel do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Brilhante Ustra, de óculos escuros e rodeado por três estrelas e dois escritos -  Brasil 2020 e 1 Bolsominion.

 

Foram realizados 150 múltiplos. 

Kit_kitsch #3 : andré parente, 1 Bolsominion
bottom of page