0
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube - Black Circle
site1_edited.png

99 teses para uma revaloração do valor: um manifesto pós-capitalista

brian massumi

prefácio à edição brasileira

autor: Brian Massumi​

prefácio à edição brasileira: Brian Massumi

edição, proj. gráfico: Leonardo Araujo Beserra 

tradução: Pablo Assumpção Barros Costa

preparação: Gustavo Motta

revisão: Lia Urbini

original: University of Minnesota Press, 2018

título: 99 Theses on the Revaluation of Value: A
Postcapitalist Manifesto

ISBN: 978-65-80421-05-3

série: acontecências
ano: julho de 2020
páginas: 224

R$55,00

leia as teses iniciais (1 à 12)

descrição

Ao erguer o problema mais profundo que liga o capitalismo, a relação entre a ética e o cálculo, Brian Massumi apresenta uma perspectiva potente: o problema da qualidade. Este livro oferece muitas boas razões para se ver que a ênfase no número, quantidade e responsabilidade é a ficção dominante do império do capital e o principal obstáculo à revaloração do valor, na teoria e na prática. Desmerecer o pensamento econômico convencional para dar espaço às alternativas pós-capitalistas não é uma simples negativa, mas um ato criador, um possível programa para as revoluções que se fazem nos territórios desconhecidos. Desse modo, recuperar o valor como intensidade qualitativa dentro de uma ecologia ética de poderes é também levar os conceitos marxistas de capital e mais-valia (ou mais contemporaneamente, mais-valor) ao limite. O autor nos mostra como a tarefa radical do capitalismo financeiro da engenharia reversa excede tanto o cenário contemporâneo das criptomoedas quanto o da própria criptoeconomia. Uma narrativa fragmentada que disseca os processos pelos quais somos atualmente moldados, que é capaz de oferecer uma visão de como podemos superar esses limites coletivamente. Que o futuro não seja sempre a imagem da pobreza e da colonização econômica dos corpos e suas ideias, essa é a premissa desse trabalho especulativo.  

trecho

debate

prefácio

sobre o autor

Brian Massumi é autor de Parables for the virtual: movement, affect, sensation e semblance and event: activist philosophy and the occurrent arts, seu livro mais conhecido. É um filósofo e cientista social canadense que pesquisa a intersecção entre poder, percepção e criatividade com a finalidade de desenvolver uma abordagem do pensamento e da ação social por meio da união dos domínios estético e político aos campos da arte, arquitetura, cultura e do capitalismo. É professor aposentado no Departamento de Comunicações da Université de Montréal. No Brasil, além do presente livro, tem publicado O que os animais nos ensinam sobre política, lançado pela n-1 edições em 2017. 

série

#Acontecências

Contra a normalidade, um símbolo gráfico geométrico sintetiza uma letra, rodeado pelas informações que indiciam o cerne do livro. Esta série ergue da filosofia-política o ato revolucionário de imaginar mundos, de tornar uma experiência acontecimento. Por isso, será necessário lidar com as contradições, ingenuidades e arrogâncias do desejo comunitário radical. Logo, há de desesperarmos os possíveis da impotência!

 

DESESPERAR NOSSA IMPOTÊNCIA​

Dark Deleuze:

pela morte deste mundo

Andrew Culp

Dark Deleuze - Andrew Culp.png

fique por dentro dos nossos lançamentos, promoções, atividades, conteúdos e projetos assinando nossa newsletter:

PARA LER COM O CORPO!

2019. GLAC edições. design e desenvolvimento por Pablo Vieira.

© GLAC edições 2020

 

rua conselheiro ramalho, 945,

1º andar, sala 4, bela vista,

são paulo – sp, 01325-001

cnpj:19.884.010/0001-65

ie: 126.272.212.119